domingo, 25 de janeiro de 2015


-
THE ITALS - In A Dis Ya Time
-

-

A palavra "ital" na giria jamaicana ou propriamente na linguagem rasta quer dizer "natural" e refere-se principalmente à comida: aquela que não é enlatada ou artificial, com tendência vegetariana, abrindo exceção geralmente para o peixe. É como se fosse uma derivação de "vital", algo puro e natural. É óbvio que o nome é altamente sugestivo para uma banda que assume assim a sua proposta mais natural em relação ao som, ou seja, mais raiz, mais "root".
O grupo Itals na verdade tem a formação clássica da Jamaica que notabilizou em grande escala os trios vocais. Assim formaram- se a maioria dos grupos jamaicanos, sempre trazendo um vocal líder e dois outros de fundo, no côro. As vezes os integrantes se revezam na interpretação da voz principal.
O trio vocal do Itals é formado por grandes feras como Keith Porter, Ronnie Davis e Lloyd Ricketts. Se por sua vez Keith Porter sempre teve um papel significativo principalmente na elaboração das canções, Ronnie Davis chegou a seguir carreira solo em momentos de dispersão do grupo, com relativo sucesso, já que sempre comprovou um inegável talento, desde os tempos em que fez parte da formação dos Tennors, grupo surgido na era do "Rock Steady" em 67, que já nessa época emplacou sucessivos sucessos na parada jamaicana e posteriormente na parada de Londres também. Quando esse grupo se desintegrou, Ronnie Davis seguiu em carreira solo até passar a integrar o Itals já a partir de meados da década de 70.
O Itals é sem dúvidas um dos grandes nomes do reggae de todos os tempos, e ficará para a história da música jamaicana com clássicos inesquecíveis como "In a dis ya time", "Don't wake the Lion" (Não Acorde o Leão), "Seeing is Believing", "Satisfaction", "Rasta Philosophy", "Sing Farewell", "Peace and Love", entre tantos outros. (Fonte: Surforeggae)
-
Faixas:
-
01 - In A Dis Ya Time (Feat. Vin Gordon)
02 - Time Will Tell
03 - Don't Wake The Lion
04 - Brutal Out Deh
05 - False Preachers
06 - You Don't Care
07 - Rougher Yet
08 - Time Get Harder
09 - Seeing Is Beleiving
10 - Temptation
11 - Beware
12 - Like You Do
13 - The Way You Are
14 - The Half
15 - What About Me
16 - Wont You Come Home (Feat. Trinity And Dillinger)  
-

Um comentário:

Anônimo disse...

Obregado!




Peace,
Don Julian