quinta-feira, 29 de maio de 2014

U ROY - Natty Rebel (1976 )



Em 1970, um DJ que se chamava a si próprio U Roy pôs o talk-over em moda e depois dele o reggae já não foi mais o mesmo. U Roy (Ewart Beckford) nasceu em Jones Town e trabalhou como DJ para os sound-systems de King Tubby, nos finais da década de 60. Inspirando-se nas divagações furiosas de um outro DJ chamado King Stitt, ele conseguia insuflar magia em qualquer baile e derreter os dançarinos, graças a uma presença demoníaca e a gritos que punham a alma a descoberto. Cansado de ver o terrível brilho das suas improvisações desaparecerem, noite após noite, na brisa tropical, U Roy decidiu registrá-las de modo permanente. Pegava uma canção de reggae, punha os vocais no mínimo e gravava por cima os seus próprios comentários (Daí o nome de talk-over, ou seja, falar por cima), piadas e ordens xamânticas. Nos finais de 1970, tinha três destes talk-overs no top-ten jamaicano (antes da interdição do top-ten), Wear You To The Ball, Rule The Nation e Wake The Town. Mais tarde, lançou os excelentes Flashing My Whip, Love I Tender e Your Ace From Space. U Roy tornou-se um tal herói cultural para os jamaicanos e emigrantes das Antilhas britânicas que, num repente, apareceram centenas de imitadores.
U Roy foi talvez o primeiro mas, naquela época, a música dub estava muito divulgada e era mesmo a forma de reggae mais popular na Jamaica. Cada single tinha no lado B uma versão do original, remisturada e sem vozes, de modo a que os DJs pudessem “toaster” (Outra definição para talk-over) por cima ou reutilizá-la para uma gravação própria depois duma transação financeira entre os produtores respectivos. Quando a canção era reutilizada por qualquer outro músico, nem o autor nem os músicos recebiam um cêntimo a mais.
Depois de dois anos de reinado incontestável, U Roy foi trabalhar por algum tempo em Londres e depois, tendo esgotado a sua provisão de ganja e deprimido pelo número e qualidade dos seus imitadores, voltou à Jamaica terminando suas atividades. Reemergiu em 1975 para gravar como mestre incontestado e triunfal o álbum Dread In A Babylon. No ano seguinte fez uma tournée pela Europa e Estados Unidos, atuando como primeira parte de Toots e dos Mighty Diamonds. Entrava no palco vestido com a sua capa cor de laranja, tocava três canções antes de desaparecer, mostrando-se depois insensível aos gritos que pediam mais. Precipitava-se para os bastidores, tirava a sua capa e a roupa de palco, olhava os seus locks ao espelho, acendia um joint e vestia o sua roupa de veludo negro, juntamente com um chapéu redondo em veludo violeta. Na enorme pulseira do braço direito podia-se ler U ROY, gravado em letras de ouro. Um homem pequeno, de caráter muito gentil, o que era contrariado pelos seus olhos incandescentes, que vos diria que a sua canção favorita era Chalice In The Palace que descrevia uma sessão de ganja com a rainha Isabel.

All tracks composed by U-Roy excepte Fire In A Trenchtown (Owen Grey)
Bass and Background vocals - Lloyd Parks
Drums - Sly
Background Vocals - Barrington Spence and Flip Wilson
Engineer - Errol Thompson
Recorded at Joe Gibbs Studio

Faixas:

01 - Babylon Burning
02 - Natty Rebel
03 - So Jah Jah Say
04 - Natty Kung Fu
05 - If You Should Leave Me
06 - Do You Remember
07 - Travelling Man
08 - Have Mercy
09 - Badie Boo
10 - Go There Natty
11 - Fire In A Trenchtown

Link para download:

Nenhum comentário: